22/05/2015

4 novas ferramentas do Facebook para empresas

4 novas ferramentas do Facebook para empresa

Nas últimas dicas rápidas, nos empenhamos em explorar o Facebook Ads e sugerimos formas de melhorar o desempenho dos seus anúncios, desde a escolha da foto e texto até a definição certeira do seu público, objetivo e orçamento.

Porém, desde o início de 2015 o Facebook está empenhado em gerar novas ferramentas que impactem o dia a dia das empresas; se você tem uma loja online e está aberto a inovações no seu negócio, você precisa estar atualizado sobre essas novidades.

Algumas destas funcionalidades já estão disponíveis para uso, outras, como as chamadas de vídeo ou envio de dinheiro, terão que esperar mais alguns meses. Então, vamos lá!

1. Novos tipos de anúncio

Desde fevereiro, as lojas online que promovem seus produtos no Facebook e contam com um grande catálogo têm a possibilidade de aproveitar dois novos tipos de anúncios:

  • Anúncios de produtos: essa funcionalidade permite que as marcas carreguem seu catálogo completo para depois poderem criar campanhas separadas para cada produto. Além disso, podem escolher que o Facebook mostre automaticamente o produto indicado para cada segmento de seus seguidores dentro da rede social. Também é possível mostrar diferentes anúncios para cada etapa da vida do cliente (se o cliente já visitou essa página, se já comprou alguma vez, etc.).

Novos tipos de anúncios para produtos no Facebook

  • Anúncios multi-produtos: por meio desta funcionalidade, as empresas podem incluir mais de um produto no mesmo anúncio ou então várias características de um mesmo produto.

Anúncios multiprodutos no Facebook

2. Melhorias nos vídeos

Quando uma marca está pensando em incluir vídeos em sua estratégia de marketing, é provável que acabe escolhendo o YouTube para compartilhar e administrar esses conteúdos.

Para poder se posicionar como uma alternativa viável, o Facebook implementou uma série de mudanças:

  • A primeira, e provavelmente mais relevante, é que há alguns meses já é possível incorporar vídeos da rede social em qualquer página externa. Isso pode ser uma alternativa interessante para lojas online que querem criar um vídeo que seja um link direto com a sua página no Facebook.
  • Em segundo lugar, também é possível criar listas de reprodução para incluir diferentes tipos de vídeos em sua fanpage (como tutoriais, dicas, entrevistas, etc).

Melhorias nos vídeos do Facebook

  • A última funcionalidade nessa área te permite destacar vídeos dentro da sua fanpage. Você pode optar por fazer com que alguns vídeos ocupem um lugar relevante dentro da guia “Vídeos” escolhendo a opção “Destacar esse vídeo”.

Facebook permite destacar vídeos dentro da fanpage

3. Mais funções para o Facebook Messenger

Quando há pouco mais de um ano o Facebook decidiu interromper seu serviço de mensagens original para dar lugar ao Messenger, foram muitas as queixas por parte dos usuários.

Entretanto, o Messenger finalmente sobreviveu e hoje é usado por milhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, o Facebook está trabalhando em alguns projetos que procuram melhorar essa ferramenta: as chamadas de vídeo, a possibilidade de enviar dinheiro e um pacote completo de funcionalidades chamado Business on Messenger (“Negócios no Messenger”).

Chamadas de vídeo

No último 27 de abril, o Facebook lançou em 18 países uma nova funcionalidade que permite fazer chamadas por vídeo pelo Messenger. No Brasil, a ferramenta foi liberada no mês de maio. Aparentemente, o lançamento foi um sucesso, já que o aplicativo registrou um milhão de chamadas de vídeo durante os dois primeiros dias .

Chamadas de vídeo pelo Facebook Messenger

Para fazer uma chamada de vídeo, é só tocar no ícone da câmera

Assim, abrem-se novas possibilidades para as empresas que querem inovar nos canais de atendimento ao cliente: aos já tradicionais e-mail e telefone, nos últimos tempos somaram-se o chat online, WhatsApp e agora também as chamadas por vídeo do Facebook.

Envio de dinheiro

No dia 17 de março, o Facebook anunciou que em breve lançará um serviço para fazer transações financeiras por meio do Messenger (inicialmente disponível apenas nos Estados Unidos).

Para usar essa funcionalidade, bastará adicionar um cartão de débito à conta do Facebook e selecionar a opção dentro da caixa de mensagem para que a quantia seja enviada em um prazo máximo de três dias úteis.

Facebook permitirá envio de dinheiro por messenger

O envio do dinheiro é feito tocando no ícone de $ que está junto das opções de emoticons e anexos.

A ideia é que, a princípio, o serviço esteja disponível apenas para envio entre amigos, porém, tendo em conta que futuramente pode ser desenvolvido um pacote completo de ferramentas para empresas (que detalharemos a seguir), é de se esperar que se for bem-sucedido também será implementado para lojas online.

Negócios no Messenger

Com essa grande aposta, o Facebook promete criar uma solução completa para que as empresas melhorem seus canais de contato com os clientes. Através desse pacote de funcionalidades, as pessoas poderão fazer consultas, modificar pedidos, continuar o envio e obter respostas rápidas, tudo a partir de uma mesma conversa no Messenger.

facebook permitirá fazer negócios, comprar e vendas pelo messenger

Assim seria uma loja online que integra as funcionalidades do Messenger para negócios

A nova aplicação será testada, em um primeiro momento, com algumas poucas empresas dos Estados Unidos para ser eventualmente lançada de maneira oficial.

Facebook at Work

Há alguns meses, o Facebook anunciou que está trabalhando no Facebook at Work, uma nova plataforma pensada para facilitar a colaboração entre funcionários de uma mesma empresa. Esse desenvolvimento busca aproveitar a familiaridade das pessoas com as funções e características da rede social para melhorar a produtividade no trabalho.

Tudo o que está disponível na versão tradicional do Facebook (notícias, grupos, mensagens, eventos, etc) também estará nessa nova ferramenta, com a diferença de que não haverá anúncios e nem serão guardados os registros sobre a atividade dos usuários, com a finalidade de preservar a confidenciabilidade de cada negócio.

O interessante é que isso poderá ser vantajoso para muitas lojas online que usam o Facebook para vender, já que essa funcionalidade permitirá que os funcionários se comuniquem facilmente entre si e encontrem muitas ferramentas úteis em um mesmo lugar.

Facebook para empresas. Perfil do facebook para trabalho.

Assim seria a interface do Facebook at Work, muito parecida com a tradicional

O Facebook at Work será desenvolvido inicialmente para iOS e Android e no momento só estará disponível para algumas empresas dos Estados Unidos para teste piloto, mas a ideia da companhia é ampliar seu uso no decorrer deste ano.

O que ainda não está totalmente claro é como o Facebook planeja gerar receita a partir desta nova funcionalidade, uma vez que não há nenhuma informação oficial sobre preços e planos.

Resumo

Como vimos, o Facebook pode ser uma ótima ferramenta para aumentar as vendas da sua loja virtual. Se quiser continuar aprendendo mais sobre como usar essa rede social, nós temos uma série de artigos sobre diversos assuntos no nosso blog. Dá uma olhadinha!

E se você deseja usar o Facebook para vender, que tal testar os 15 dias grátis da plataforma da Nuvem Shop? É simples, sem a necessidade de conhecimentos técnicos e já vem integrada com a rede social.

Data da última atualização: 29/08/2018


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Leandro Sabater

Leandro gosta muito de ler, de música e de futebol. Sempre está pensando no que comer e, no seu ponto de vista, fruta não é uma sobremesa.


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