27/03/2016

4 dicas infalíveis para otimizar suas campanhas do Google Ads

Otimizar campanhas do Google Ads

Muitos artigos na internet falam sobre a criação de campanhas e dicas de anúncios no Google Ads, no entanto, uma boa performance só pode ser alcançada com estratégias de otimização. Neste artigo, analisaremos a principal métrica para a saúde de suas campanhas e vamos propor soluções para melhorar cada vez mais seus resultados.

Como devo analisar minhas campanhas?

O primeiro índice que você deve levar em consideração na sua análise é a CTR (click-through rate). Ela é a principal métrica para campanhas de Ads, pois a primeira coisa que precisamos garantir é que seu site seja visitado pelos usuários que fazem busca.

O Google considera boa uma CTR para Rede de Pesquisa entre 1% e 2%, contudo, essa é apenas uma média generalista, já que esse número pode variar muito dependendo do segmento de mercado e também dos objetivos de campanha.

Idealmente, quanto maior a CTR melhor. Uma CTR alta significa que você está comunicando exatamente o que os usuários estão buscando e, assim, está trazendo uma grande quantidade de visitas para a sua loja.

A seguir, vamos listar as principais estratégias para você alavancar sua CTR ao máximo!

1. Ampliação de palavras-chave

Para que outros usuários vejam o seu anúncio é recomendado inserir mais palavras-chave. Desta forma, seu anúncio terá maior alcance e consequentemente mais cliques.

Parece óbvio, mas recomendamos que você não adicione as primeiras palavras-chave que vierem à sua cabeça, mas sim sinônimos ou outras expressões que não foram abordadas anteriormente.

Uma dica bem interessante para inserção de palavras-chave é analisar os termos de pesquisa. Para isso, vá até a aba “Palavras-chave” e clique em “Termos de Pesquisa”:

Google Ads

Utilizando os termos de pesquisa você conseguirá descobrir quais expressões os usuários estão buscando e que ativam seus anúncios. Pode até parecer irrelevante adicionar palavras-chave à sua campanha, visto que os anúncios já estão sendo exibidos, mas essa ação é importante para aumentar o índice de qualidade de palavra-chave (voltaremos neste tópico mais adiante).

Não é adequado inserir todos os termos pesquisados, porque isso pode trazer tráfego sem qualificação. É preciso selecionar aqueles com os melhores indicadores, como por exemplo uma alta CTR e um custo por clique convertido baixo, o que significa que o termo é muito clicado, consome pouco orçamento e ainda traz muito resultado.

O exemplo a seguir mostra dois termos que estão sendo exibidos e não foram adicionados. Verificando a CTR e o custo por clique convertido, fica claro que o primeiro termo, além de ter uma taxa de cliques altíssima, tem um custo bem baixo por conversão, enquanto que o outro tem uma CTR mediana e tem um custo por clique 20 vezes mais alto que o primeiro. Logo, é mais vantajoso acrescentar a primeira palavra.

Google Ads

2. Negativação de palavras-chave

As palavras-chave negativas são bem importantes para suas campanhas e grupos de anúncio, pois elas restringem a impressão de seus anúncios para usuários pouco qualificados.

Por exemplo, se você vende camisetas customizadas e registrou em correspondência ampla ou modificada as palavras-chave “comprar camisetas”, “camisetas baratas” e “camisetas personalizadas”, o usuário que buscar por “comprar camisetas atacado” também visualizará seu anúncio e poderá clicar nele, gastando seu orçamento e saindo da loja logo em seguida sem comprar nada. Portanto, neste caso, o ideal é negativar a palavra “atacado” para evitar que isso aconteça.

Uma boa dica também é verificar nos termos de pesquisa quais palavras geram muitas impressões e poucos cliques; isso pode ajudar a identificar palavras que não fazem sentido para o seu negócio.

3. Testar a correspondência

Provavelmente você já teve dúvidas sobre qual correspondência de palavra-chave é a melhor para suas campanhas. A verdade é que não existe fórmula para saber, o ideal é testar o mesmo termo com correspondências diferentes.

Num mesmo grupo de anúncio, adicione a mesma palavra-chave com os quatro tipos de correspondência e deixe a campanha rodando por uma semana. Ao final do sétimo dia, verifique quais termos possuem a melhor CTR e o menor custo por clique convertido – essas métricas garantem muitos cliques pagando bem pouco.

4. Aumente o Índice de Qualidade

É sabido que quanto mais alto o Índice de Qualidade (IQ) e o custo por clique (CPC), maior será sua posição no leilão, logo, se você alcançou a nota dez, pode economizar seu orçamento sem perder cliques! A seguir, vou ilustrar um exemplo.

Imagine dois anunciantes: um lojista da Nuvem Shop e um de seus concorrentes. Ambos vendem o mesmo tipo de produto e disputam os cliques dos usuários, no entanto, o concorrente não possui muitos conhecimentos de marketing e tem um IQ de cinco; para compensar a falta de qualidade, ele ajustou o CPC máximo com o valor de três reais. Enquanto isso, o lojista da Nuvem, mais entendido e preocupado com seu orçamento do Ads, conseguiu um IQ de sete e definiu seu CPC em dois reais.

Sendo assim, nós temos:

Google Ads

Neste primeiro cenário, o concorrente aparece na primeira posição, levando a maioria dos cliques, mas o lojista da Nuvem decide então resolver esse problema aumentando seu IQ, logo ele revisa suas palavras-chave, melhora os textos dos anúncios e insere páginas de destino mais adequadas para os usuários, conseguindo finalmente um IQ de dez.

Google Ads

Depois de um tempo, o lojista Nuvem percebe que seu anúncio já está nas primeiras posições e decide ir além, testando um lance mais baixo e diminuindo em 20% o CPC.

Google Ads

Neste novo cenário, observamos que mesmo diminuindo seu CPC o lojista Nuvem Shop ainda manteve sua posição inalterada, não perdeu cliques e de sobra está economizando 20% do orçamento desta campanha, valor que pode ser reinvestido em orçamento diário.

Considerações finais

Implementando todas as ações que mencionamos ao longo do artigo sua CTR estará super otimizada e, num curto espaço de tempo, você deverá sentir benefícios como:

  • Mais visitas;
  • Mais conversões e vendas;
  • Tráfego mais qualificado no seu e-commerce;
  • Economia de orçamento.

Lembre-se que sua campanha precisa ser atualizada constantemente, por isso, verifique semanalmente como estão as métricas e proponha mudanças, faça testes e assim arrase no marketing digital.

Caso você ainda esteja num estágio anterior e queira o ambiente perfeito para vender pela internet, recomendo que você faça o teste de 15 dias grátis na plataforma da Nuvem Shop. Ela é simples, rápida e dispensa conhecimentos técnicos.

Data da última atualização: 30/08/2018


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Arnon Rambaldo

Arnon é especialista em marketing digital, está por dentro de todas as novidades do Google e Facebook e nos finais de semana é cantor profissional de karaoke.


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