14/06/2012

4 dicas de como vender melhor online

Vender online

Como vender pela internet como um profissional? Com certeza, essa é uma pergunta que todos já se fizeram em algum momento. Escutamos histórias de pessoas que dedicaram todo o seu tempo para vender seus produtos e não conseguiram, enquanto outras aparentemente obtiveram êxito com pouco esforço, graças a alguma eventualidade.

Situações tão diferentes geram algumas reflexões. Sucesso é uma questão de sorte? Esforço realmente é necessário? Podemos aprender como vender bem ou essa é uma habilidade com que poucos nascem? A resposta é, na verdade, uma combinação de dois pontos: é claro que uma situação em especial pode gerar um súbito crescimento em seu negócio, mas você só saberá aproveitá-la verdadeiramente se estiver preparado para ela.

Felizmente, vender na internet é uma possibilidade ao alcance de todos, que requer apenas um know-how especial. E, para que você possa buscar seu sucesso, ensinamos agora quatro estratégias fundamentais:

1. Conheça seu produto

Parece óbvio, mas é indispensável saber exatamente o que está sendo vendido. Você precisa estar familiarizado com o seu produto e todas as suas características básicas: aspecto visual, formas de utilização, qualidade do material, variações e melhorias. Caso contrário, como poderá ressaltar seus atrativos e esclarecer as dúvidas dos potenciais clientes?

Se você não sabe nada sobre o seu produto ou o conhece apenas de maneira superficial, então não poderá vendê-lo. Os conceitos relacionados à venda de uma camiseta são bem diferentes daqueles relacionados à venda de uma viagem, por exemplo. Portanto, o primeiro passo é contar com essas informações. Depois, você poderá escrever descrições, tirar fotos e gravar vídeos dos seus produtos para transmitir esses dados para o público da melhor forma possível.

2. Conheça seu cliente

Assim como é importantíssimo conhecer seu produto, também o é conhecer o seu cliente. Que necessidades ele tem? Como você pode satisfazê-las? Que coisas parecem importantes e quais são secundárias, podendo ficar em segundo plano? Que aspectos do produto são necessários para ele e quais são realmente um diferencial? Tenha esses e outros questionamentos em mente.

A lista de perguntas que devemos saber responder sobre nossos clientes é muito ampla e varia de acordo com o tipo de negócio, mas é preciso compreendê-la profundamente. Vender não é apenas uma questão de ter um bom produto, e sim saber promovê-lo ao cliente que está disposto a pagar por ele. Você pode criar um plano de marketing para começar a entender melhor o seu público e elaborar estratégias para fidelizá-lo.

3. Venda uma experiência e não apenas um produto

Um dos segredos mais importantes sobre como vender melhor é não se limitar a comercializar um produto e oferecer uma experiência, um estilo de vida, uma filosofia. Dessa forma, você não terá apenas clientes ocasionais, mas sim consumidores recorrentes, apaixonados pelo conceito da sua marca e que comprarão muitas vezes no futuro.

Quando as pessoas se identificam com o seu propósito, elas apresentam a sua loja e seus produtos para amigos e conhecidos – e esse é o melhor marketing que sua empresa pode ter. É importante lembrar da segunda regra de venda, que mencionamos anteriormente, e criar experiências de compra diferentes para clientes diferentes.

4. Relacione-se com seu cliente

Tudo bem que suas vendas serão feitas pela internet e você não se encontrará pessoalmente com o cliente, mas é preciso lembrar que você está lidando com pessoas de “carne e osso”. Enviar, juntamente com o produto, um cartão de agradecimento escrito à mão, por exemplo, pode causar um impacto muito grande nos seus consumidores e, com certeza, uma ótima impressão.

Você também pode incluir um pequeno mimo com a sua marca, como um chaveiro (todos gostam de brindes!) ou oferecer um cupom com 10 ou 15% de desconto para uma nova compra. Sempre é mais barato fidelizar um cliente do que trazer um novo, e mostrar-se atencioso é a melhor forma de fazer isso.

Esses pequenos detalhes, que os grandes varejistas nunca conseguirão implementar de maneira eficiente, acompanhados de um bom relacionamento com os seus compradores vão fazer com que eles sejam mais do que consumidores e se tornem fãs da sua loja. Lembre-se: um cliente que ama uma marca sempre comprará dela, independentemente do preço ou da qualidade das concorrentes.

Preparado?

Esses foram os pontos-chave para vender bem na internet, mas há muitos outros conselhos para quem deseja um desempenho a cada dia melhor. O ideal é buscar constantemente atualizar seus conhecimentos e experimentar técnicas novas. Assim, sua empresa se manterá em crescimento.

E se você quiser colocar tudo isso em prática, não pode se esquecer de montar a sua loja em uma plataforma confiável, completa e fácil de ser utilizada. A Nuvem Shop conta com tudo isso e muito mais – faça o teste por até 15 dias grátis e comprove!

Data da última atualização: 08/05/2018


O que você achou desse conteúdo?


Nuvem Shop


    4-dicas-de-como-vender-melhor-online