20 livros que irão te ensinar e inspirar a construir o sucesso do seu negócio

Aqui você encontra:
- 1. A Menina do Vale
- 2. A Revolta de Atlas
- 3. A Startup Enxuta
- 4. Atravessando o abismo
- 5. Aventuras empresariais
- 6. De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício
- 7. Delivering Happiness – Satisfação garantida
- 8. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias
- 9. Geração de Valor
- 10. Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano
- 11. O Lado Difícil das Situações Difíceis
- 12. O Poder do Hábito
- 13. Steve Jobs
- 14. TED Talks
- 15. Brain Chains
- 16. Creativity, Inc.: overcoming the unseen forces that stand in the way of true inspiration
- 17. Elon Musk: Tesla, SpaceX, and the quest for a fantastic future
- 18. Rework
- 19. The Intel Trinity: how Robert Noyce, Gordon Moore and Andy Grove built the world’s most important company
- 20. The Long Tail: why the future of business is selling less of more
- Gostou?
- Conteúdo relacionado
Livros são grandes recursos de aprendizado: transmitem experiências e conselhos através dos tempos, podendo causar um grande impacto na sua forma de enxergar as coisas.
Na Nuvemshop, buscamos sempre incentivar o empreendedorismo – tanto que já mencionamos 13 empresários de sucesso que podem te inspirar e preparamos um curso inteiro sobre o assunto.
Dessa vez, quisemos unir essas duas grandes ferramentas. Contemplamos diversos gêneros e áreas, dois idiomas e a opinião de pesquisadores ao redor do mundo e leitores da nossa equipe para listar 20 livros que podem te ajudar a conquistar todo o sucesso que o seu negócio merece:
1. A Menina do Vale
O livro que lançou a empreendedora Bel Pesce na mídia não fez tanto sucesso à toa. Disponível nas livrarias, conta a trajetória e os aprendizados da brasileira que, ainda jovem, realizou o sonho de estudar no Massachusetts Institute of Technology (MIT), conhecer diversas pessoas influentes e trabalhar em grandes empresas do Vale do Silício, como Microsoft e Google.
2. A Revolta de Atlas
Para quem gosta de ficção, este clássico da filosofia pode ser uma boa pedida. Em três volumes, Ayn Rand referencia o mito grego de Atlas, titã condenado a carregar o peso do céu sobre os ombros, para contar a história de empreendedores criativos que veem seus impérios serem corrompidos por pessoas que desconhecem o valor do trabalho. Uma verdadeira reflexão sobre capitalismo, ética, sociedade e política.
3. A Startup Enxuta
Empreendedor residente na Harvard Business School, Eric Ries compartilha em sua obra algumas experiências e dinâmicas de funcionários de grandes empresas. Isso o permite desenvolver uma conceituação da ideia de Startup Enxuta (ou Lean Startup), tão visada nos dias atuais, que corresponde a baixo custo, agilidade e foco nas expectativas dos clientes.
4. Atravessando o abismo
Abordando diversos conceitos de Marketing, este livro é muito admirado pelos especialistas da área. Geoffrey Moore demonstra a diferença entre os principais tipos de consumidores, as variáveis do macroambiente empresarial, o ciclo de inovação de uma empresa e muitas outras reflexões necessárias para quem está na jornada do negócio próprio.
5. Aventuras empresariais
Este é o livro favorito de Bill Gates, fundador da Microsoft, por um motivo. Escrito por John Brooks e best-seller do New York Times, compila doze histórias reais de empreendedorismo em empresas de sucesso, como a Xerox e a Ford, analisando os pontos altos e baixos e refletindo sobre questões administrativas mais fortes que o tempo e as fronteiras geográficas.
6. De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício
O principal fator de sucesso não é competir com empresas parecidas, mas tornar a sua única. Essa é a premissa do livro de Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal. Defendendo o pioneirismo, o autor discute a trajetória de diversas startups bem-sucedidas para ensinar como viabilizar o crescimento vertical do seu negócio. Trata-se de um dos livros mais recomendados entre os fundadores da Nuvemshop.
7. Delivering Happiness – Satisfação garantida
Nesta obra, Tony Hshie compartilha sua carreira de empreendedor e comenta a criação e gerência da Zappos. O e-commerce de calçados, referência mundial em atendimento ao cliente, destaca-se por suas iniciativas ousadas, sua inovação no modo de trabalho e, claro, o objetivo de sempre entregar felicidade para as pessoas (mesmo que isso signifique recomendar o concorrente em caso de falta de estoque).
8. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias
O Design Thinking é uma abordagem bastante interessante para os gestores, por ajudá-los a enxergar a empresa sob uma ótica mais parecida com a do designers: identificando padrões, buscando inovação e solucionando problemas. Com o livro de Tim Brown, você entenderá esta ideia mais profundamente e verá como aplicá-la à sua realidade.
9. Geração de Valor
Geração de Valor é um projeto de Flávio Augusto da Silva, fundador da WiseUp e um dos maiores empresários do Brasil, que tem como objetivo compartilhar conselhos sobre realização de sonhos, criação de negócios, crescimento pessoal e liderança. O autor resolveu compilar alguns de seus melhores artigos em um livro, cujos lucros de direitos autorais seriam usados para reformar escolas no nordeste brasileiro.
10. Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano
Você já ouviu falar de Marketing 3.0? Trata-se de uma nova forma de direcionar essa atividade, dando prioridade ao lado emocional dos consumidores e destacando a missão, a visão e os valores da empresa. Neste livro, Philip Kotler, considerado uma das maiores referências da área, apresenta sua perspectiva da prática.
11. O Lado Difícil das Situações Difíceis
Em uma obra que vai na contramão das outras, Ben Horowitz discorre a respeito das situações administrativas “sobre as quais ninguém fala”: demissões, crises, vendas da empresa e muitas outras. Uma leitura prazerosa e enriquecedora que conta a trajetória de um dos maiores empreendedores do Vale do Silício sob um ponto de vista pessoal.
12. O Poder do Hábito
Qual o segredo das pessoas bem-sucedidas? Aquelas que são produtivas, disciplinadas e arrumam tempo para tudo o que querem ou precisam fazer? Segundo o pesquisador Chales Duhigg, é apenas uma questão de hábito. Neste outro best-seller do New York Times, você entenderá como implementar novos comportamentos na vida pessoal e, claro, profissional.
13. Steve Jobs
Escrita por Walter Isaacson, a biografia construída a partir de entrevistas promete desvendar alguns aspectos da personalidade empreendedora e peculiar do gênio da Apple. Steve Jobs revolucionou diversas indústrias, em especial a de tecnologia, e tornou-se uma das maiores referências mundiais graças à sua criatividade e a ousadia nos negócios.
14. TED Talks
Um bom líder precisa saber se comunicar. Então, para não dizer que não indicamos lançamentos, a dica é o livro do projeto TED com técnicas de oratória. Nele, você aprende os segredos dos palestrantes para transmitirem sua mensagem de maneira clara e carismática, demonstrando domínio do assunto e, ao mesmo tempo, gerando credibilidade.
15. Brain Chains
O desenvolvimento pessoal está totalmente relacionado à maneira como você usa suas próprias capacidades (inclusive, como já falamos acima, para criar hábitos). Com base em diversas pesquisas, Theo Compernolle se propõe a apresentar alguns métodos de aprimorar o funcionamento do seu cérebro e explorá-lo ao máximo.
16. Creativity, Inc.: overcoming the unseen forces that stand in the way of true inspiration
Este livro é considerado um dos melhores sobre liderança e empreendedorismo de todos os tempos. Escrito por Ed Catmull, atual presidente do Walt Disney Studios, DisneyToon Studios e cofundador da Pixar Animation Studios, em parceria com Amy Wallace, traz inúmeras dicas para construir a cultura criativa da sua empresa e criar grandes obras.
17. Elon Musk: Tesla, SpaceX, and the quest for a fantastic future
Elon Musk é um executivo muito admirado no Vale do Silício, sendo responsável por tornar grandes empresas como o PayPal, a SpaceX, a Tesla Motors e a SolarCity o que elas são hoje. Nesta biografia, o jornalista Ashlee Vance destaca alguns momentos da trajetória do empreendedor e mostra o que podemos aprender com cada consequência.
18. Rework
Com a promessa de quebrar os clichês administrativos, este livro de Jason Fried traz orientações variadas a respeito do que você realmente precisa para criar um negócio e alcançar o sucesso, deixando de lado alguns pontos que, segundo o próprio autor, são apenas “desculpas”. Tudo de uma forma descontraída, dinâmica e direta ao ponto.
19. The Intel Trinity: how Robert Noyce, Gordon Moore and Andy Grove built the world’s most important company
Por seu importante papel na evolução da tecnologia, a Intel chegou a ser considerada a empresa mais importante do mundo. Seja isso ainda verdade ou não, é inegável sua relevância e o quanto podemos aprender com sua história. Com base nisso, Michael Malone reúne os principais fatos da linha do tempo da companhia a partir de seus três gestores principais.
20. The Long Tail: why the future of business is selling less of more
Em sua obra, Chris Anderson discorre sobre o consumo dos produtos com baixa demanda, argumentando que eles têm um potencial maior do que muitos outros. Uma reflexão interessante sobre o mercado, a verdadeira relevância de uma empresa e, claro, a produção em si.
Gostou?
Esperamos que pelo menos uma destas indicações tenha te animado a procurar a livraria ou biblioteca mais próxima. Se você quiser começar a ler agora mesmo, pode conferir nossos diversos e-books gratuitos sobre e-commerce, empreendedorismo e marketing digital.
E se deseja vender pela internet com uma plataforma completa, intuitiva e que cresce à medida do seu negócio, experimente a Nuvemshop por 30 dias grátis!