09/12/2015

10 truques para uma estratégia de e-mail marketing efetiva

Dicas para uma boa campanha de e-mail marketing

Cansado de testar estratégias de e-mail marketing que não te dão os resultados esperados? Esperando por um milagre que te ajude a incrementar a taxa de abertura das suas mensagens?

Embora o e-mail marketing seja uma ferramenta altamente recomendada para o seu plano de marketing digital, é importante ter em mente alguns truques para fazê-lo de forma eficaz e otimizar seus resultados.

Confira os conselhos preparados pela Doppler para que todas as suas campanhas tenham a taxa de abertura que seu esforço merece. Anote as melhores sugestões!

1. Otimize os assuntos

É grande a importância de um assunto atrativo na hora de fazer os destinatários abrirem suas campanhas? Claro que sim! Esse é um dos pontos-chave que você deve ter em mente ao planejar seus conteúdos.

Pense em uma frase criativa e curta, que seja diferente de todos os outros assuntos que seus usuários provavelmente lerão. Lembre-se de que essa sentença deve ter no máximo 50 caracteres para que seja visualizada integralmente em todos os dispositivos e serviços.

Procure despertar a curiosidade dos seus inscritos e, se oferecer um benefício exclusivo como bônus, já terá dado o primeiro passo para atingir seu objetivo!

2. Faça uma call-to-action concreta

Aqui, menos é mais. Lembre-se de que é imprescindível incluir um botão que chame a atenção no corpo do e-mail. Quer que o leitor visite seu site? Precisa convidar inscritos para o seu webinar?

Use um layout organizado no qual a call-to-action esteja clara e bem à vista. Adicione o botão mais importante e descarte links desnecessários!

3. Otimize a estrutura do conteúdo

É importante abordar apenas a informação que você realmente deseja que seja lida. Se você enviar e-mails muito longos, é provável que as pessoas o apaguem ao invés de ler.

A dica então é recorrer a estruturas concisas, objetivas, relevantes e com “divisões” claras. E quanto ao conteúdo? Siga o mesmo caminho: escreva de forma simples e inclua imagens que facilitem a leitura.

4. Transmita um conteúdo exclusivo

Antes de começar a montar sua campanha de e-mail, concentre-se no objetivo principal que você deseja alcançar e seja criativo para usar uma abordagem única.

Aproveite a oportunidade oferecida pelo e-mail marketing e segmente corretamente a sua base de dados. Assim, você poderá enviar mensagens personalizadas de acordo com grupos de idade, comportamentos de compra, localizações geográficas e outros aspectos que te ajudarão a elaborar e-mails únicos e relevantes.

5. Escolha entre um remetente empresarial ou um pessoal

Embora essa seja uma questão que deve ser analisada de acordo com o seu negócio, a Doppler dá algumas dicas para facilitar sua decisão.

Seu e-mail é uma newsletter ou uma campanha informativa? Nesse caso, o ideal é que a assinatura seja em nome da empresa para tornar o posicionamento mais institucional. Se for uma mensagem com tom mais “informal”, no entanto, é melhor que o remetente seja algum representante da marca.

6. Crie um senso de urgência

Outra prática que contribuirá para a abertura dos seus e-mails é gerar um senso de urgência. Cuidado, não se trata de criar falsas expectativas: isso seria extremamente prejudicial e faria com que seus inscritos desistissem de abrir as próximas campanhas porque houve uma diferença entre o prometido e o oferecido.

O ideal é escolher palavras que tragam a sensação de que o tempo é limitado, como “Não perca!”, “Experimente agora” ou “Faltam apenas X dias”, por exemplo.

7. Use um tom próximo

Ninguém gosta de receber notificações frias e distantes, pelo contrário: as comunicações amigáveis são muito mais efetivas. Portanto, dê à sua marca uma voz cordial e escreva textos que possam se “conectar” melhor com as pessoas.

Se a sua plataforma de envio permitir, faça uso de campos personalizados (que preenchem automaticamente o nome do remetente, por exemplo). Eles são um bom recurso para criar uma proximidade com seus inscritos.

8. Ofereça recursos interessantes

Lembre-se: a base de qualquer estratégia de e-mail marketing é conhecer profundamente a sua base de dados. Isso te permite saber qual conteúdo será mais atrativo para seus inscritos.

Você possui e-books ou infográficos que gostaria de compartilhar com seu público-alvo? Faça uso desse material! Mas antes certifique-se de que este será valorizado e irá gerar um grande interesse, além de trazer informações relevantes.

9. Conquiste com o seu conteúdo

É importante que seus leitores se sintam atraídos por cada palavra ou imagem da sua campanha. Se você tem dúvidas sobre como alcançar isso, pode ser útil procurar exemplos da concorrência ou de empresas de segmentos similares.

Uma vez que sua campanha de e-mail esteja definida, analise-a e, se puder, peça a outras pessoas que também a verifiquem. Foi criado o impacto esperado? Então, você obteve sucesso!

10. Satisfaça necessidades

As campanhas de e-mail marketing não necessariamente precisam cumprir um objetivo de vendas. Frequentemente, é mais importante oferecer informação de qualidade sobre um produto, dicas de uso ou benefícios.

O importante é concentrar-se em solucionar o que sua concorrência ainda não pôde e fazer com que seus inscritos escolham a sua marca para satisfazer suas necessidades ou vontades.

Prepare-se para lucrar com suas campanhas

A Doppler contou tudo o que você precisa considerar para planejar uma campanha de e-mail marketing efetiva. Agora, seja criativo, concentre-se e pratique o que aprendeu para aumentar de forma considerável a taxa de abertura do seu material. Sucesso!

Data da última atualização: 30/08/2018


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María Díaz

Membro da equipe de marketing da Doppler. Gosta de ler, escrever, de música e de atividades ao ar livre.


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