Como montar uma loja virtual de roupas? 11 passos para começar

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Pontos principais do artigo:
  • Para montar uma loja virtual de roupas é preciso conhecer o seu público-alvo, encontrar bons fornecedores, fazer uma pesquisa de mercado e formalizar a sua ideia de negócio;
  • Investir em fotos de qualidade, descrições detalhadas e uma boa experiência de compra também são aspectos importantes para atrair clientes e impulsionar as vendas;
  • Algumas plataformas de e-commerce oferecem recursos específicos para lojas de roupa online. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja virtual grátis e usar o aplicativo Phibo, específico para e-commerces de moda.

De acordo com dados do NuvemCommerce 2024, o segmento da moda representou 20,8% de todas as vendas realizadas pelos lojistas Nuvemshop no Brasil. Ou seja, as peças de vestuário estão entre os produtos mais vendidos na internet.

Isso faz brilhar os olhos de quem pensa em começar um negócio online. Mas você sabe como montar uma loja virtual de roupas?

Embora esse seja um mercado muito promissor para empreendedores, existem alguns detalhes aos quais é preciso ficar atento. A boa notícia é que, neste conteúdo, vamos revelar todos os segredos de como abrir uma loja de roupas femininas, masculinas, infantis e muito mais!

Depois desta leitura, você terá uma estratégia sólida para que sua loja online de roupas possa atrair mais clientes e decolar. Vamos lá? 🚀

🎥Veja também: Ainda vale a pena abrir loja virtual de roupas?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

11 passos para começar sua loja de roupas online

Antes de começar a realmente vender as peças, é importante fazer um planejamento estratégico para a sua loja virtual de roupas. Isso significa que você deve tirar um tempo para planejar os detalhes sobre como seu negócio vai ser.

Afinal, até existem outras opções para vender pela internet, como marketplaces e redes sociais. Mas, com a sua própria loja virtual, você terá total controle sobre sua empresa, com autonomia para definir os meios de pagamento, de envio, a forma de exposição dos produtos, o visual da sua loja e vários outros aspectos que definirão a identidade da sua marca.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, confira o vídeo a seguir antes de ver o passo a passo de como montar uma loja virtual de roupas do zero:

1. Especialize-se em um nicho de mercado

Como vimos na introdução, os artigos de moda lideram as vendas online. Apenas com essa informação, você já pode imaginar quantas lojas virtuais dessa categoria existem, não é mesmo? Mesmo assim, ainda é possível conquistar seu lugar ao sol nesse mercado.

Para isso, é fundamental que você se especialize em um nicho de mercado. Ou seja, que você defina um segmento específico para atuar, que tenha uma necessidade ainda não resolvida por outras lojas.

Quer ver um exemplo? Em vez de abrir uma loja de roupas femininas, sem um foco mais definido, você pode se especializar em moda feminina plus size, ou em moda sustentável, por exemplo. Assim, você diminui a quantidade de concorrentes e aumenta a efetividade da sua estratégia, desde a escolha dos produtos até os canais de divulgação.

Para te ajudar a ter algumas ideias, baixe nosso e-book gratuito com os segmentos que mais vendem na internet, que tem dicas de nichos que você pode explorar na categoria de moda (a campeã de vendas!):

📘 Confira o e-book: O que mais vende na internet? [Lista de segmentos]

🎥 Veja também:

2. Conheça bem o seu público

Quando você define um nicho, já tem uma ideia de quem serão seus clientes. Porém, você deve dar um passo além do que apenas conhecer o seu público-alvo. Para isso, é importante estabelecer a persona do seu negócio.

A persona é uma representação semifictícia do seu consumidor ideal. Na prática, é como se fosse um personagem mesmo, com nome, idade, profissão, gostos, hábitos e necessidades.

A princípio, essas características serão definidas depois de algumas pesquisas mais genéricas de mercado. Mas, à medida que for conquistando clientes, você pode fazer pesquisas e enquetes com seus clientes para apurar melhor essas informações a partir de consumidores reais.

Dessa forma, você conhecerá a fundo o público que está tentando conquistar e poderá oferecer a ele as peças que mais lhe interessam, os meios de pagamento online de preferência, entre outros.

💡 Saiba mais: Guia para vender produtos femininos pela internet

🎓 Curso grátis: Curso de loja virtual de roupas

3. Regularize sua empresa

Para começar a vender pela internet, não necessariamente você precisa ter um CNPJ de loja virtual. Todavia, recomendamos que você já inicie sua operação regularizado. Isso vai garantir que você não tenha problemas burocráticos à medida que seu negócio for crescendo.

Se for começar sua loja online de roupas sozinho, você pode abrir uma MEI (Microempreendedor Individual). Com esse modelo, você paga um imposto único de aproximadamente R$ 75 por mês e pode emitir notas fiscais, o que vai garantir a legalidade da operação do seu e-commerce.

💡 Saiba mais:

4. Encontre seus fornecedores

Antes de começar a vender roupas online, também é importante encontrar fornecedores confiáveis. Afinal, eles serão os principais responsáveis pela qualidade do produto e, consequentemente, pela satisfação dos seus clientes.

👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores

Então, pesquise e compare preços, prazos de entrega e qualidade das peças. Se você abrir uma loja de roupas masculinas, por exemplo, é fundamental garantir que os artigos que oferece aos seus clientes são realmente bons para que eles voltem a comprar com você no futuro.

Outra opção é você mesmo produzir as roupas que vai vender. Um exemplo de negócio que costuma dar certo são as lojas virtuais de camisetas estampadas pela própria marca.

💡 Saiba mais:

5. Escolha sua plataforma de e-commerce

Depois de definir nicho de mercado, persona e fornecedores, chegou a hora de escolher a plataforma de e-commerce. Ou seja, a solução que você vai utilizar para criar uma loja online de roupas, expor os produtos e receber pagamentos.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode montar sua loja virtual grátis de forma simples e prática, sem precisar de nenhum conhecimento técnico. Além disso, nossa plataforma conta com recursos específicos para o nicho da moda, como é o caso do aplicativo Phibo.

O Phibo é uma plataforma de gestão especialmente desenvolvida para atender às necessidades das lojas de moda, com gestão de estoque completa separando por tamanhos, cores, coleções e marcas, por exemplo, oferecendo uma experiência intuitiva, mesmo para quem tem poucos conhecimentos em tecnologia.

Os planos do Phibo começam a partir de R$ 89, mas os clientes da Nuvemshop podem desfrutar de um desconto de 40% na primeira mensalidade ao usar o cupom NUVEM40. Essa oferta permite que você aproveite todas as vantagens do Phibo a um custo ainda mais acessível.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Agora, se você preferir avaliar outras opções disponíveis antes de tomar uma decisão, lembre-se de levar em conta aspectos como:

  • Suporte técnico;
  • Otimização para SEO (o que permite que seu site seja encontrado pelo Google);
  • Tempo de carregamento dos sites que usam a plataforma;
  • Adaptação para dispositivos móveis;
  • Facilidade de uso.

Dessa forma, você garante que a sua loja virtual de roupas seja simples e fácil de usar — tanto para você, quanto para seus clientes — Além de certificar que a plataforma escolhida não vai impedir o crescimento do seu negócio, caso as vendas sejam um sucesso.

💡 Saiba mais: 10 sites que usam a Nuvemshop para inspirar o seu negócio

6. Escolha o layout da sua loja virtual

Depois de definir a melhor plataforma para vender roupas online, é preciso dar cara e identidade à sua loja. Para isso, você deve escolher o seu layout, que é, basicamente, a forma como os elementos visuais, como imagens, textos, botões e cores, são dispostos no site.

Lembre-se de inserir o logotipo da sua marca e de escolher uma paleta de cores e fontes que remetam à imagem que você definiu para a sua empresa. Se é uma loja de luxo, por exemplo, cores escuras e fontes retas podem passar melhor essa mensagem do que tons muito coloridos e letras arredondadas.

Caso a sua escolha de plataforma tenha sido a Nuvemshop, você pode conferir a nossa loja de layouts, com mais de 60 temas gratuitos e totalmente personalizáveis para você deixar a sua loja com a sua cara em poucos cliques.

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7. Cadastre seus produtos

O próximo passo é cadastrar os produtos no seu e-commerce. Essa etapa pode ser um pouco mais demorada, mas é importante realizá-la com muita atenção. Afinal, em uma loja virtual, o cliente não tem a opção de sentir e nem experimentar as roupas. Portanto, a descrição é fundamental.

Por esse motivo, tenha cuidado para que, por meio das descrições e das fotos, o visitante possa conhecer bem os detalhes das peças. Isso vai deixá-lo mais seguro, o que aumenta as chances de conversão. Veja algumas dicas:

Descrições dos produtos

Para as descrições dos produtos, não se limite a copiar as informações enviadas pelos fornecedores. Escreva também quais são os tecidos, as texturas de cada peça e outras informações que você poderia gostar de saber caso fosse o consumidor.

Além disso, é importante incluir uma tabela de medidas. Assim, o consumidor pode escolher o tamanho certo da roupa e as chances de que ele precise trocar a compra diminuem.

📈 Planilha grátis: Planilha de cadastro de produtos

Fotos

No caso das fotos de roupas para vender, assim como em qualquer outro tipo de e-commerce, é importante se atentar à edição e garantir que a luz transmita as cores de maneira fiel.

Além disso, uma boa ideia é colocar imagens em still — ou seja, em fundo branco, com as peças em destaque — e também de modelos usando as roupas. Isso vai dar uma ideia melhor para as pessoas de como é o caimento daquela peça.

📘 Confira o e-book: Como tirar fotos de produtos: 8 dicas para loja virtual

💡 Saiba mais: Como tirar fotos para e-commerce até mesmo com seu smartphone

8. Disponibilize um provador virtual ao cliente

O provador virtual é uma maneira de gerar aproximação entre o consumidor e o produto que ele está prestes a comprar no seu site. Quando o assunto é a venda de roupas e calçados, esse recurso pode ser um grande diferencial competitivo para a sua loja virtual.

De acordo com as informações que o cliente disponibiliza — como idade, altura, peso e formato do corpo — essa inteligência artificial estima o tamanho exato daquela peça para ele. Assim como uma boa descrição, isso também ajuda no aumento da taxa de conversão e na diminuição dos casos de troca.

💡 Saiba mais: Como usar o serviço de provador virtual da Sizebay?

9. Escolha os meios de pagamento

O passo seguinte é a escolha dos meios de pagamento em seu e-commerce. Lembre-se de oferecer diferentes opções ao seu cliente. No Brasil, o cartão de crédito é o preferido dos consumidores, seguido pelo boleto bancário.

Além dessas duas, a modalidade do Pix também vem ganhando muito espaço nas compras online. Nesse caso, uma opção bem legal e que facilita a vida do consumidor é a exibição de um QR code, que, ao ser escaneado pelo celular, direciona o cliente direto para a página de pagamento dentro do aplicativo do banco que ele usa.

💡 Saiba mais: O que é cartão virtual?

👉 Ferramenta grátis: Gerador de QR Code

Se você tem uma loja na Nuvemshop, é possível utilizar o Nuvem Pago, o serviço de pagamentos exclusivo da plataforma e o mais utilizado pelos nossos lojistas. Com ele, você pode receber pagamentos via Pix, cartão de crédito, débito e boleto bancário sem a cobrança de tarifa por venda e totalmente integrado ao painel da sua loja.

Ainda não ativou a ferramenta? Acesse a página do Nuvem Pago e comece a usá-la em seu e-commerce.

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10. Selecione os meios de envio

Para garantir que as compras cheguem até o consumidor, também é importante definir os meios de envio. Aqui, também é considerável oferecer mais de uma opção, como Correios ou transportadoras.

Nesse caso, uma boa alternativa é apostar nos gateways de frete. Na prática, a ferramenta funciona de forma bem simples: o cliente informa o CEP para entrega e as informações são direcionadas para o sistema de gateway de frete que, automaticamente, retorna com as opções de envio disponíveis na loja.

Assim, o cliente tem a autonomia de escolher a opção com melhor custo benefício. Como esse é um ponto sensível na experiência de compra online devido aos custos da entrega, oferecer essa possibilidade de escolha pode fazer toda a diferença para fechar mais vendas.

Você ainda tem a opção de trabalhar com o modelo logístico de dropshipping, que consiste em vender sem estoque. Nessa modalidade, o fornecedor se encarrega de separar, embalar e enviar o produto, enquanto você se responsabiliza pelas vendas e pelo atendimento na sua loja virtual.

Quem vende camisetas personalizadas, por exemplo, pode utilizar uma plataforma de impressão sob demanda como a Reserva Ink.

📘 Confira o e-book: Comparativo transportadora ou Correios: qual é melhor?

Logística reversa

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as pessoas que compram pela internet têm direito de arrependimento até sete dias após receberem a mercadoria. Por isso, muitos e-commerces oferecem uma política de trocas e de logística reversa de envio.

Além de cumprir a lei, oferecer essa possibilidade conquista a confiança dos visitantes, especialmente quando falamos sobre sites de compras de peças de roupa, que podem acabar não servindo.

Para que esse processo de troca possa ser realizado, existe a chamada logística reversa. Por meio dela, o consumidor pode enviar o artigo de volta para a loja e receber um novo. Geralmente, os custos desse envio ficam a cargo do lojista, mas a facilitação dessa troca pode ser fundamental na hora de fidelizar um cliente.

💡 Saiba mais: Como funciona a logística reversa dos Correios?

👉 Ferramenta grátis: Gerador de Política de Troca

11. Defina e informe seus canais de atendimento

Por fim, mas não menos importante, é fundamental escolher seus canais de atendimento ao cliente. Por meio deles, você poderá tirar dúvidas e solucionar problemas do público. Então, lembre-se de informar em seu site quais são esses meios para entrar em contato com a sua empresa.

Atualmente, um dos canais preferidos dos consumidores online é o chat. Uma opção gratuita desse tipo de serviço é o JivoChat. Por meio dele, é possível atender os visitantes do seu site em tempo real.

💡 Saiba mais: 10 principais ferramentas de atendimento ao cliente

📘 Confira o e-book grátis: Atendimento ao cliente: guia para lojas virtuais

Como fazer a divulgação da sua loja online de roupas?

Agora que você já viu como montar uma loja virtual de roupas, é necessário saber como atrair visitantes para seu site. Para isso, existem algumas estratégias de marketing para loja de roupas que vamos conhecer a seguir:

Faça um plano de marketing

Em primeiro lugar, é importante fazer o seu plano de marketing. Esse documento é responsável por registrar diversos aspectos das ações de divulgação que você planeja para sua marca.

Aqui, uma boa ideia para o início pode ser focar em campanhas voltadas para os produtos-estrela, ou seja, aqueles que costumam chamar mais a atenção do público.

Se você busca saber como abrir uma loja de roupas femininas, por exemplo, o seu carro-chefe será vestuário feminino. Por isso, toda a divulgação deve ser planejada considerando suas peças.

Dessa forma, você consegue capturar essa audiência para que eles naveguem e conheçam mais da sua loja virtual por meio das peças que fazem mais sucesso.

💡 Saiba mais: 100 melhores frases para lojas de roupas

📘 Confira o e-book: Plano de marketing pronto: material para montar o seu

Escolha suas redes sociais

Escolher as redes sociais em que você vai estar também é essencial para que sua loja virtual de moda possa ficar conhecida. Você deve selecionar aquelas que sabe que sua persona costuma acessar.

Além disso, quando falamos de roupas, é interessante explorar redes sociais com apelo visual, como o Instagram e o Pinterest. Assim, você consegue fazer publicações chamativas e que enalteçam as peças que você vende.

Como montar uma loja virtual de roupas no Instagram

Além da possibilidade de trabalhar com as imagens, o Instagram também permite que os produtos sejam expostos e anunciados pela função do Instagram Shopping, que atribui etiquetas de preço e links para as páginas desses artigos no e-commerce.

Para ficar por dentro de todas as dicas sobre como vender pelo Instagram, confira nosso guia especial:

📘 Confira o e-book: Como vender no Instagram: guia para lojas virtuais

📹 Veja também: Como turbinar a publicação no Instagram da minha loja de roupas?

Planeje seus anúncios

No início, para que você possa atrair visitantes para seu site, será necessário investir parte da sua verba em anúncios pagos.

De forma resumida, primeiro você escolhe onde quer anunciar — no Google por meio do Google Ads, ou nas redes sociais, com o Instagram Ads e o Pinterest Ads. Depois, seleciona o objetivo do anúncio — atrair visitantes, reconhecimento de marca etc — e segmenta a exibição desses anúncios de acordo com informações demográficas e de interesses.

A cobrança desses anúncios vai depender da plataforma escolhida, mas, geralmente pode ser feita a partir do:

  • Custo por clique (CPC), em que o valor cobrado é a partir do número de cliques que um anúncio recebeu;
  • Custo por mil impressões (CPM), em que o preço é calculado a partir do número de vezes que uma peça foi exibida.

Com isso, você já tem uma estimativa desses valores e consegue limitar a campanha para ficar no ar apenas enquanto a quantia pré-determinada por você estiver disponível ou durante um determinado período.

💡 Saiba mais: 7 dicas de tráfego pago para iniciantes no e-commerce

Trabalhe o SEO (Search Engine Optimization)

Por fim, o SEO é uma estratégia para atrair visitas orgânicas — ou seja, não pagas — para o seu site. O Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, é uma forma para que a sua loja virtual possa aparecer no topo do Google.

Existem ações que você, lojista, deve realizar para otimizar seu site. Um exemplo é o planejamento de palavras-chave nos títulos e descrições dos produtos. A ideia, nesse caso, é encontrar os termos mais pesquisados pelo público e aplicá-los nesses campos para que os robôs do Google identifiquem sobre o que aquela página está falando.

Normalmente, as estratégias de SEO costumam mostrar resultados a médio prazo. Todavia, o retorno que podem trazer após esse período é bastante relevante. Isso porque o usuário chegará ao seu e-commerce por iniciativa própria, enquanto pesquisava algo na internet e sem a necessidade de um anúncio pago.

💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual

Viu como montar uma loja virtual de roupas?

Como pudemos observar ao longo do conteúdo, o segredo para montar uma loja virtual de roupas de sucesso está no cuidado em cada etapa. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.

E, se você já pensa em sair daqui criando uma loja virtual de moda, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? Você pode montar o seu e-commerce de forma simples, prática e sem a necessidades de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como montar uma loja virtual de roupas

Para abrir uma loja virtual de roupas é preciso se especializar em um nicho de mercado, definir o público-alvo, regularizar a sua empresa, encontrar bons fornecedores, escolher uma plataforma de e-commerce e definir os meios de pagamento e envio.

A margem de lucro de uma loja de roupas pode variar entre 30% e 60%.  De acordo com o NuvemCommerce 2023, o segmento da moda representa mais de 38% de todas as vendas online, por isso, estima-se que seja um dos setores com mais lucros.

O investimento para abrir uma loja de roupas online pode variar de acordo com as escolhas do lojista. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja virtual grátis e usar as soluções de pagamento e envio próprias da plataforma, que são totalmente gratuitas.

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