16/12/2014

10 erros que devem ser evitados ao vender pela internet

10 erros comuns que lojistas cometem no ecommerce

Para alcançar o sucesso que você deseja e poder vender mais pela internet é preciso mais do que uma boa ideia e bons produtos ou serviços.

Um dos fatores mais relevantes para vender mais na internet é o próprio design da loja virtual, que deve garantir uma experiência de navegação agradável e intuitiva durante o processo de compra. Isso inclui, além de outros elementos, a criação do logo e da identidade visual.

Mas apenas o design adequado não garante vender mais pela internet. Neste artigo, separamos os dez erros mais comuns que devem ser evitados ao dar vida a um empreendimento virtual.

Como vender mais na internet: dez erros a evitar

Um primeiro ponto antes de iniciarmos nossa lista de dez erros a evitar para vender mais na internet é destacar os produtos. Sua loja virtual tem um objetivo claro de converter vendas e, por isso, você não deve dispersar a atenção do público com outros assuntos institucionais. Estas informações podem e devem estar presentes, mas como opções do menu. Então, já sabe: foco nos produtos!

Vamos à lista do que evitar para vender mais na internet:

1. Obrigar os clientes a preencherem um cadastro detalhado no site antes da compra. Cada vez que o usuário tiver que preencher mais um campo, você vai perder uma certa quantidade de vendas; deixe o seu cadastro o mais simples possível.

2. Ferramentas de busca de produtos pouco efetivas dentro do site de compras. Seu cliente quer achar rapidamente o produto, ajude-o!

3. Navegação complexa, com excesso de cliques. O cliente quer ir direto ao ponto, seja direto e objetivo.

4. Falta de descrição detalhada dos produtos. As pessoas querem saber exatamente o que estão comprando, inclusive tamanho, especificações técnicas, etc.

5. Ter apenas uma foto do produto ou ter fotos pequenas. A imagem é muito importante e uma das únicas maneiras de encantar o cliente pelo design do produto, capriche neste ponto.

6. Finalização de compra complexa e demorada. Muitas lojas virtuais já têm até um botão “caixa expresso”, o que facilita muito. Organize as informações de maneira que o cliente entenda cada etapa e passe rapidamente para a próxima.

7. Design fraco e pouco atrativo do carrinho de compras. Evite que o usuário tenha que usar a barra de rolagem para encontrar as opções que deve escolher, destaque as informações relevantes com cores chamativas (sem exagerar) e inclua ícones que facilitem o entendimento de cada etapa.

8. Falta de variedade de opções de pagamento. Ter como única alternativa de pagamento o boleto é muito arriscado. É importante aceitar cartões de crédito do máximo possível de bandeiras e, além disso, oferecer parcelamentos.

9. Esquecer de incluir dicas e sugestões de produtos relacionados. Isso faz com que o lojista perca oportunidades de vender mais.

10. Esquecer de incluir no preço os custos de frete. Sem esse detalhe o cliente pode se sentir enganado ao perceber que terá que pagar por isso também.

Procure seguir todos esses pontos para conseguir vender mais pela internet!

Este artigo foi apresentado pela Logovia. A Logovia é uma solução em identidade visual para negócios, sendo perfeita para pequenas empresas e profissionais autônomos. Clique aqui e crie seu projeto com 10% de desconto. O desconto não tem prazo de validade e vale para todos os produtos.

Data da última atualização: 16/03/2018


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Pierre Veyrat

Pierre é responsável pelo marketing da Logovia e escreve ocasionalmente para o blog da Nuvem Shop.

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